Acidentes oculares podem causar incapacidade laboral permanente

Acidentes oculares podem causar incapacidade laboral permanente

O olho é um dos mais importantes órgãos de comunicação com o mundo exterior. Conforme estudos, cerca de 80% do que está ao nosso redor é percebido pelo sentido da visão, o que significa que qualquer comprometimento da capacidade de enxergar afeta drasticamente a vida pessoal e profissional do trabalhador.
Segundo a Previdência Social, 20% dos acidentes de trabalho estão relacionados com os olhos, que estão entre as cinco partes do corpo mais afetadas. Em muitos casos, as consequências podem causar limitações ou incapacidades temporárias ou permanentes, como a cegueira, por exemplo, devido ao descumprimento das normas segurança.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que anualmente são registrados mais de 150 mil casos de acidentes oculares relacionados ao trabalho.
São comuns lesões e traumas decorrentes de fagulhas, perfurações por objetos pontiagudos, respingos de produtos químicos e faíscas, entre outros agentes de risco presentes em diferentes ramos de atividade.
É muito importante o uso de óculos de segurança adequado a cada atividade e de medidas coletivas no ambiente de trabalho, como sistemas de ventilação e iluminação apropriados, para evitar ocorrências que podem ser graves e até irreversíveis.
Faça uma observação de sintomas agudos e crônicos que podem indicar o desenvolvimento de possíveis doenças oculares mais adiante. Agende já sua avaliação.

Fonte: https://www.anamt.org.br/portal/

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Widget