FEBRE AMARELA

FEBRE AMARELA

O QUE É A FEBRE AMARELA?

A febre amarela é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae.

COMO É TRANSMITIDA?

A febre amarela é transmitida através de mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes no meio silvestre e, no meio urbano, pelo Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. No meio silvestre, o mosquito que contém o vírus, passa para um macaco saudável, que contrai a doença e pode infectar um outro mosquito que ainda não possui o vírus através da picada, disseminando assim, a doença. O homem que está presente na selva pode adquirir o vírus através da picada do mosquito e, no meio urbano, transmite a doença para outras pessoas por meio do Aedes aegypti infectado.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas são: dor de cabeça, dor no corpo e na coluna lombar, mal-estar, febre alta e calafrios, náuseas e vômitos, tonteiras, dor abdominal, pele e olhos amarelados, sangramento do nariz e da gengiva. É importante ficar atento principalmente se a pessoa esteve em áreas de risco nos últimos 15 dias.

COMO PODEMOS NOS PREVINIR?

Devemos combater o mosquito através da eliminação dos focos do Aedes aegypti, utilização telas de proteção em janelas, repelente, calças e blusas de manga longa. É importante também evitarmos áreas silvestres em que houveram casos de morte de macacos. Além disso, devemos tomar a vacina que está disponível em todos os postos de saúde de acordo com as orientações do ministério da saúde.

ENTENDA A DOENÇA

entenda-a-febre-amarela

ORIENTAÇÕES PARA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

febre-amarela-orientações-para-vacinação

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Widget