PGR e eSocial: Sua empresa já está preparada para essa mudança?

PGR e eSocial: Sua empresa já está preparada para essa mudança?

Conheça em detalhes e fique de olho nos prazos das obrigações

 

Quando o assunto é Saúde e Segurança no Trabalho (SST), o setor de RH tem duas mudanças significativas pela frente. Uma delas é trabalhista, com a substituição do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) pelo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e pelo Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). A outra obrigação é previdenciária e trata da Fase 5 do eSocial, que contempla justamente os eventos de SST.

Entregas dos eventos SST no eSocial – Cronograma atualizado

Atualizado conforme portaria de 29/06/2021

Com as datas dos grupos definidas, três layouts devem ser preparados para a transmissão:

  • S-2210: Comunicação de Acidente de Trabalho
  • S-2220:Monitoramento da Saúde do Trabalhador
  • S-2240:Condições Ambientais do Trabalho

Fique atento: Embora sejam apenas três eventos, há um grande volume de informações a ser transmitido. Entre em contato com Depto. Comercial da Diamed e verifique quais documentos serão necessários.

 

PGR: Atuação dinâmica e interação com as normas.

Em 3 de janeiro de 2022, o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) entra em vigor , o que significa um gerenciamento de TODOS os riscos ocupacionais

  • Físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes ou mecânicos.

A tendência é que o PGR deixará mais claro que o GERENCIAMENTO DE RISCOS precisa ficar menos fragmentado, devendo estar articulado com todas as demais NRs.

Como se preparar para as mudanças

Embora digam respeito à Saúde e Segurança no Trabalho (SST), os eventos da Fase 5 do eSocial e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) são obrigações distintas e merecem atenção especial. É muito importante que as informações estejam corretas em ambas as bases, evitando incoerências e, consequentemente, penalidades. Lembre-se: Conte com a Diamed Medicina e Segurança do Trabalho, com nosso sistema de gestão integrada será muito mais fácil realizar as devidas adequações.

 

Fonte: www.gov.br
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

WhatsApp Widget